Pano e tintura de púrpura 1000 a C
NOTÍCIAS » ARQUEOLOGIA
PESQUISADORES DE ISRAEL DESCOBREM RARA ‘TINTA BÍBLICA’ EM PEDAÇO DE TECIDO
Acredita-se que o fragmento roxo encontrado após escavações em Timna, tenha sido usado no período do suposto reinado de Davi
PENÉLOPE COELHO PUBLICADO EM 29/01/2021, ÀS 10H06
De acordo com informações publicadas nesta sexta-feira, 29, pela BBC, arqueólogos israelenses trabalharam em escavações na cidade de Timna — local cerca de 220 km de Jerusalém — e encontraram algo inédito.
Segundo revelado na publicação, trata-se de uma espécie de tinta roxa encontrada em um pedaço de tecido. Para os pesquisadores, essa coloração rara foi usada no período do suposto reinado de Davi, história narrada na Bíblia.
A hipótese foi levantada após a amostra ter sido levada para pesquisas, onde a datação por carbono revelou que o fragmento é de cerca de 1.000 a.C, data que coincide com a época em que Davi reinou, segundo a Bíblia.
Apelidada de ‘tinta bíblica’, essa é a primeira vez que uma tintura dessa cor foi encontrada em materiais da época, os arqueólogos afirmam que o roxo era uma cor usada por nobres e pessoas de prestígio como Davi, Salomão e até mesmo Jesus.
O tom era de difícil extração, por isso, costumava ser muito valorizado: “O fato de ele não desbotar e a dificuldade de produção da tintura, que se encontra em pequenas quantidades no corpo dos moluscos, faziam com que fosse o mais valorizado dos corantes, que costumam custar mais do que ouro”, revelou o especialista Dr. Naama Sukenik.
Agora, os pesquisadores continuam trabalhando na região em busca de novas descobertas, além de continuarem as pesquisas no material têxtil e na tinta roxa encontrada.
Comentários
Enviar um comentário