Banheiros medievais

 MATÉRIAS » IDADE MÉDIA

SEM PRIVACIDADE: A CURIOSA SAGA DOS ANTIGOS BANHEIROS DOS CASTELOS MEDIEVAIS

Os castelos possuíam banheiros não muito confortáveis - e bem diferentes dos de hoje em dia

GIOVANNA GOMES PUBLICADO EM 18/02/2021, ÀS 11H43

Os banheiros medievais eram bem diferentes dos de hoje em dia
Os banheiros medievais eram bem diferentes dos de hoje em dia - Pixabay

A vida durante a Idade Média não era nada fácil. Guerras e doenças eram muito frequentes, de modo que a taxa de mortalidade era altíssima. Também não é segredo que os hábitos durante o período não eram nada higiênicos.

Podemos entender melhor como era o cotidiano das pessoas na Era Medieval ao observarmos os antigos banheiros presentes nas ruínas dos castelos da época. E digamos: não eram nada privativos.

Banheiro medieval visto de fora / Crédito: Wikimedia Commons

 

Os banheiros 

Certa vez, por meio de uma carta, o rei inglês Henrique VIII ordenou a um dos soldados de seu castelo que promovesse a construção de um novo banheiro, já que a "câmara privada em Londres" estava "situada em um lugar indevido e impróprio", e cheirava mal. E, de fato, os banheiros, heranças do período, não eram nada agradáveis.

De acordo com o Ancient History, era muito comum, naquela época, que os castelos apresentassem latrinas que se projetavam para fora das paredes do edifício, de modo que os dejetos acabassem sendo lançados.

Geralmente existia uma fossa com água parada, mas às vezes os resíduos eram encaminhados para um rio localizado nas proximidades.

As latrinas medievais / Crédito: Wikimedia Commons

 

Conforto e privacidade?

Castelos como o de Dover, na Inglaterra possuíam fileiras de latrinas, sendo que as pessoas as utilizavam lado a lado.

O assento, colocado sobre a alvenaria, era um banco feito de madeira e as pessoas geralmente utilizavam musgo, feno ou grama para se limparem. O chão era coberto com ervas aromáticas e flores com o objetivo de matar vermes e disfarçar odores. Alguns possuíam janela para que o ar ajudasse a purificar o ambiente.

A limpeza não era eficiente já que os espaços eram limpos apenas com água. Algumas vezes utilizava-se a água da chuva concentrada nas calhas ou muitas vezes coletadas em cisternas. Além disso, muito provavelmente, fazendeiros costumavam coletar resíduos para que fossem utilizados como fertilizantes.

Banheiro de castelo medieval / Crédito: Wikimedia Commons

 

Na maioria das vezes não havia nem mesmo portas nas chamadas "câmaras privadas". Também no salão principal, local em que ocorriam reuniões importantes e grandes banquetes, havia latrinas. Havia ainda mictórios triangulares nas torres destinados aos soldados que defendiam o castelo.

Um fato curioso é que o local era muitas vezes chamado de 'garderobe', que mais tarde veio a ser 'guarda-roupa' em francês. A explicação do uso do termo é que, era comum que roupas fossem colocadas dentro dos banheiros, já que o vapor de amônia ajudava a combater ácaros nos tecidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livros de oração de Ana Bolena

Brinquedos na Antiguidade